Home
Recursos Minerais

Recursos Minerais

DSC_0223A Bacia do Araripe apresenta um grande potencial para exploração de recursos minerais, tal como acontece no território do Geopark Araripe. Os principais recursos explorados nesta região, associados à vasta geodiversidade da Bacia são: os calcários laminados, os depósitos de gipsita e de argila e a água mineral.

As jazidas de calcário laminado constituem importante pólo mineral regional. O calcário laminado é conhecido regionalmente sob o nome de “Pedra Cariri” e vem sendo explorado há mais de 30 anos. Atualmente, é explorado para a construção civil, sendo utilizado comumente em pisos e revestimentos de paredes. O rejeito produzido na exploração do calcário laminado vem sendo aplicado na fabricação de cimento.

Outro importante recurso mineral explorado na região são os depósitos de gipsita para a produção de gesso. Estes depósitos representam 40% das reservas de gipsita do mundo e sua exploração na Bacia do Araripe corresponde a mais de 90% da produção nacional.

Os depósitos de argila também apresentam sua importância no desenvolvimento econômico da região. A exploração deste recurso mineral ocorre, principalmente, para fins de produção de telhas e tijolos, merecendo ainda especial destaque a utilização deste recurso no artesanato típico da região.

A região do Araripe revela ainda um grande potencial para exploração de água mineral, recurso este essencial para o desenvolvimento local.