Home
Projetos
Concurso Escolar Anual: GEA – Terra Mãe

Concurso Escolar Anual: GEA – Terra Mãe

A Universidade Regional do Cariri e o Geopark Araripe promoveram no mês de Novembro de 2014, o “I Concurso Escolar GEA -Terra Mãe”, com a temática “Desertificação”. Os trabalhos inscritos para o concurso foram desenvolvidos durante o ano letivo de 2014 por alunos das escolas do território do Geopark Araripe.

O projeto “GEA – TERRA MÃE” parte da base temática “A ÁGUA QUE NOS UNE” e é resultado da cooperação da área das Geociências em Comunidades dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, e desenvolvido no âmbito do Programa Internacional de Geociências da UNESCO. O mesmo segue linhas orientadoras pela UNESCO na área das Geociências a serviço da sociedade, incluindo os objetivos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2015), da Década da Biodiversidade (2011-2020), do programa Hidrológico Internacional (PHI-UNESCO) e do Ano Internacional de Cooperação no Domínio da Água (2013/2014).
Este projeto foi introduzido no Geopark Araripe, através da Cooperação Portugal / Brasil na área das Geociências iniciado em dezembro de 2013, por ocasião de uma visita de dois especialistas em Geoparques de Portugal, o Dr. Artur Agostinho de Abreu e Sá (Coordenador Científico e Presidente do conselho científico consultivo do Geopark Arouca (Portugal) e Presidente do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO) e da Ms. Elizabeth Maria Rocha da Silva (Coordenadora do Fórum Português de Geoparques e Membro do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO-IGCP).

Na ocasião do I Concurso “GEA – TERRA MÃE” do Geopark Araripe, os “padrinhos” do concurso na versão brasileira fizeram-se presentes e foram homenageados pelos serviços voluntários prestados ao projeto Geopark Araripe.

As escolas, professores e alunos vencedores são premiados. A cada ano a proposta de premiação segue a decisão do Grupo Gestor do GeoParke é divulgada através das Redes Sociais e para os e-mails cadastrados.

Como participar?

As escolas interessadas em participar do Concurso Escolar GEA Terra Mãe devem enviar o e-mail de sua escola para o endereço eletrônico: geaterramae@urca.br . Após o envio, as escolas serão cadastradas no e-mail do projeto e receberão todas as informações referentes ao andamento do concurso.

 

Diretores, coordenadores e professores da rede pública de ensino não deixem de inscrever suas escolas!