Geoturismo

GEOTURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

A região do Cariri é um lugar privilegiado, no que diz respeito a sua localização e seus recursos naturais. Estrategicamente localizada no sul do Ceará, faz divisa com três estados: Piauí, Pernambuco e Paraíba, possuindo em média 700km de distância das principais capitais nordestinas (Lacerda, 2009). A infraestrutura para o turismo na região conta com aeroporto regional, fácil acessibilidade, através das rodovias federais e estaduais, e oferta hoteleira adequada para a dinâmica regional.

É nessa configuração territorial que o Cariri vem se consolidando como um destino turístico, por conter potencialidades diversificadas que vão desde a cultura, a exuberante beleza ambiental e natural. Essa diversidade de atrativos, torna o lugar propício para vários tipos de turismo, como turismo natural, de aventura, religioso, rural, comunitário e, principalmente, para o geoturismo.

Os municípios que compõem o Geopark Araripe apresentam um potencial considerável para este setor, trabalhando todos os segmentos de forma integrada. Assim possibilita o desenvolvimento de um turismo regional, já que este vem tendo repercussões globais, passando pelo âmbito econômico, político, social e cultural.