Home
Cidade de Nova Olinda

Cidade de Nova Olinda

TERRITÓRIO 

CIDADES      

Nova Olinda

Conhecida inicialmente como Sítio Tapera, suas origens datam das últimas décadas do século XIX, formadas por moradores situados às margens do rio Cariús. A elevação do povoado à categoria de Cidade se deu no ano de 1957.

O Município de Nova Olinda compreende uma área de 284kme. Localiza-se a 571km de Fortaleza, e possui uma população de 14.256 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2010.

A cidade reserva aos visitantes boas opções: arqueologia, folclore, artesanato e a natureza. Preserva ainda a Igreja do Padroeiro São Sebastião, exemplo da bela arquitetura de suas construções.

Quem visita a cidade pode apreciar o artesanato feito pelo senhor Espedito Seleiro. A arte produzida a partir do couro que se transforma em sandálias, bolsas, chapéus e carteiras, virou parada obrigatória para quem visita a cidade.

Para além da preservação da memória, com a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, o município se destaca pelo desenvolvimento de programas sociais que dão atenção à comunidade infanto-juvenil e faz o resgate arqueológico dos povos indígenas que viveram na região.

O Que Visitar

Fundação Casa Grande – Memorial

Homem Kariri

Igreja do Padroeiro São Sebastião

Oficina de Artes de Espedito Seleiro

Artesanato de Pedras

Calendário de Eventos

Janeiro – Festa de São Sebastião

Abril – Semana do Município

Setembro – Tradicional Vaquejada

Outubro – Festa de São Francisco

Novembro – Mostra SESC Cariri de Cultura

Dezembro – Renovação na Fundação Casa Grande