Home
Cidade de Missão Velha

Cidade de Missão Velha

TERRITÓRIO

CIDADES

Missão Velha

Sua origem remonta ao início da colonização do Cariri, em meados do século XVIII. Uma expedição administrada pela ordem capuchinha colocou suas bases no antigo Sítio Cachoeira e lá iniciou o processo de catequização e pacificação dos indígenas. Esta expedição ficou conhecida como Missão Velha, e posteriormente deu o nome ao município.  Em decorrência de uma grande seca, transferiram a missão para o Sítio Santo Antônio, formando um segundo povoado, dando a este o nome de Missão Nova, com a construção do primeiro templo católico do Cariri.

Atualmente, o Município de Missão Velha compreende uma área de 651km e. Localiza-se a 521km de Fortaleza, e possui uma população de 34.258 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2010.

Este município tem grande potencial para o turismo histórico-cultural e geológico. Possui diversos patrimônios naturais, além de pontos com grande concentração de fósseis, como Jamacaru, distrito de Missão Velha, pioneiro no registro paleontológico do Cariri desde a passagem do naturalista João da Silva Feijó, por volta de 1800, que documentou a presença de fósseis em seus registros, até a fundação do primeiro museu de fósseis do Cariri, pelo Padre Neri Feitosa, na década de 60.

Parte da história e cultura local está presente nos antigos engenhos de cana-de-açúcar, com equipamentos fabricados na própria região, nas primeiras edificações construídas no século XVIII e nos sítios com vestígios dos indígenas que habitavam o lugar.

Outro destaque do município é o artesanato, principalmente o de argila, que através de gerações mantém viva a tradição de peças em cerâmica, a fabricação e comercialização de cestos de palha, artesanato de couro e madeira.

O Que Visitar

Igreja-Matriz de São José

Estação de Trem da RFFSA

Artesanato Mão na Massa

Calendário d e Eventos

Março – Festa de São José

Junho – Festival de Quadrilhas Juninas

Julho – Vaquejada de Missão Velha

Julho – Semana do Município