Home
Cidade de Juazeiro do Norte

Cidade de Juazeiro do Norte

TERRITÓRIO

CIDADES

Juazeiro do Norte

O vilarejo conhecido como Tabuleiro Grande, que deu origem à vila de Juazeiro do Norte, tem seu marco inicial em 1827, ano de início da construção da Capela de Nossa Senhora das Dores, padroeira do lugar. Depois passou a ser chamado de Joaseiro. Porém a vila só foi emancipada à categoria de cidade, pelo Padre Cícero, em 1911.

O Município de Juazeiro do Norte compreende uma área de 248kme. Localiza-se a 528km de Fortaleza, e possui uma população de 249.936 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2010.

Juazeiro do Norte é a maior cidade do território do Geopark Araripe, nela vivem pessoas de praticamente todos os estados nordestinos, muitos dos quais são romeiros que vieram atraídos pela devoção ao Padre Cícero. Uma característica marcante é o fato de muita gente da cidade ter o nome de Cícero ou Cícera, em homenagem ao Padre.

Em pelo menos quatro ocasiões, a cidade é tomada por imensas caravanas de romeiros, fazendo de Juazeiro do Norte o terceiro maior pólo de peregrinação religiosa do País. Estima-se que o número de pessoas que visitam a cidade durante o ano ultrapassa dois milhões.

A cidade possui uma variedade de atrativos principalmente religiosos e culturais. Conta com uma rede de hotéis e pousadas bem diversificados, que lotam durante as principais romarias.

O ponto de visitação principal é geossítio Colina do Horto, onde estão a estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo, o Santo Sepulcro e a Muralha da Sedição de 1914. Próximos ao centro da cidade existem outros pontos de visita dos peregrinos, entre eles destacam-se: o Santuário do Coração de Jesus, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Memorial do Padre Cícero abriga um acervo de fotos e objetos relativos à vida do Padre.

O Que Visitar

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Museu Vivo

Estátua do Padre Cícero

Memorial Padre Cícero

Lira Nordestina

Centro Mestre Noza de Artesanato

Calendário de Eventos

Fevereiro – Festa de Nossa Senhora das Candeias

Março – Semana do Padre Cícero

Maio – Festival dos Cantadores e Repentistas do Cariri

Junho – Juáforró

Julho – Semana do Município

Setembro – Romaria de Nossa Senhora das Dores

Novembro – Romaria de Finados e Dia do Romeiro

Novembro – Mostra SESC Cariri de Cultura

Dezembro – Natal do Povo