Home
Cidade de Barbalha

Cidade de Barbalha

TERRITÓRIO

CIDADES

Barbalha

As terras próximas às margens do Riacho Salamanca eram habitadas pelos índios Kariri até a chegada dos colonizadores no século XVIII. Ali mantiveram os primeiros contatos com os nativos, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeamentos. Deste contexto, surge Barbalha, um núcleo urbano que cresce ao redor da capela de Santo Antônio. O topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora que abrigava viajantes entre Crato e Missão Velha, no final do século XVIII. Sua denominação original era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha e, desde 1838, somente Barbalha.

O Município de Barbalha compreende uma área de 599km e. Localiza-se a 532km de Fortaleza, possuindo uma população de 55.373 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2010.

Em Barbalha, as principais atividades econômicas estão ligadas ao turismo de natureza e ao atendimento a pessoas na área da saúde. Essas duas atividades, somadas à localização privilegiada, situada no sopé da Chapada do Araripe, tem tornado a cidade uma opção charmosa e tranquila para moradia.

No município, os principais pontos de lazer estão localizados no sopé da Chapada do Araripe e constituem-se basicamente de clubes, balneários, chalés, estações e parques ecológicos, sendo uma boa opção para passar os finais de semana e feriados junto da família.

Atração à parte é a Festa do Pau da Bandeira, destinada a homenagear Santo Antônio, padroeiro da cidade. O cortejo do pau da bandeira é tradicional e praticado desde o período colonial. O ritual se divide em duas fases: na primeira, o corte do pau, onde dezenas de devotos se adentram na mata e derrubam uma árvore de grande porte. O tronco é deixado no meio da floresta para secar. Alguns dias depois, começa a segunda fase, os devotos pegam o tronco cortado, carregam-no nos próprios ombros até o centro da cidade e erguem-no diante da igreja matriz de Santo Antônio com uma bandeira do santo. O cortejo é acompanhado de apresentações culturais, além de shows com artistas regionais e milhares de pessoas que ocupam as ruas de Barbalha.

O Que Visitar

Igreja Matriz d e Santo Antônio

Casa da Câmara e Palácio 3 de Outubro

Edifício Solar Maria Olímpia

Engenho Tupinambá

Calendário de Eventos

Maio e Junho – Festa d e Santo Antônio

Agosto – Semana do Município

Novembro – Mostra SESC Cariri d e Cultura

Dezembro – F esta da Rapadura