URCA e GeoPark Araripe participam da Feira de Conhecimento, em Fortaleza

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e o GeoPark Araripe estão participando da Feira do Conhecimento, evento organizado pela SECITECE, a partir desta quarta-feira (21/11) até o próximo sábado (24/11), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O stand da URCA apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Instituição. Expõe os projetos voltados para a Ciência e o Meio ambiente, como  “Modelagem de Distribuição Potencial”, que tem por objetivo mostrar como o aquecimento global modificará a distribuição de espécies vegetais na Chapada do Araripe, coordenado pela Drª Luciana Cordeiro e supervisionado pela professora Arlene Pessoa, do Departamento de Ciências Biológicas; e “utilização de bioadsorventes na recuperação de ambientes contaminados por corantes”, coordenado pelo Professor Raimundo Nonato, do Departamento de Química.

Além dos projetos “Conservação do Kinsleya attenboroughi, conhecido popularmente por guaja-do-Araripe”, uma espécie ameaçada de extinção, coordenado pelo Professor Allysson Pontes; e “caracterização das redes complexas”, coordenado pelo Professor Apiano Moraes, com objetivo de caracterizar as redes complexas, com a coleta de informações sobre as espécies nativas e exóticas presentes no bioma, determinando a robustez da rede alimentar coletada, através da exclusão de ligações hubs.

Também apresenta o Núcleo de Acessibilidade da URCA, com os projetos “Cartas em Braille” e “Empresta sua voz”, coordenados pela Professora Martha Milene, do Departamento de Letras; o Observatório da Violência e Direitos Humanos da Região do Cariri, coordenado pela Professora Grayce Albuquerque, do Departamento de Enfermagem, que tem a finalidade de tornar-se referência regional no monitoramento da violência e do desrespeito aos Direitos Humanos; e o NIT, o qual tem por objetivos mapear as cadeias produtivas da Região do Cariri e das instituições, firmar parcerias junto aos setores públicos e privados, para o desenvolvimento de pesquisas que favoreçam a produção e a sustentabilidade, coordenado pela professora Corina Viana.

Já o stand do GeoPark  Araripe apresenta uma coleção de fósseis, abrangendo ossos de pterossauros, insetos, aracnídeos, tronco fóssil, folhas de gimnospermas e angiospermas, em placa calcária e concreção, além da exposição Paleoarte “Gigantes do Cariri” e a apresentação de geoprodutos.

Entre os objetivos da Feira do Conhecimento está a democratização do conhecimento. A equipe responsável por representar a instituição é composta pelas professoras Arlene Pessoa e Corina Viana, com 12 monitores. O evento contará com a visitação de alunos da rede pública e privada, pesquisadores e comunidade.  

 

Fotos: Ares Soares