Home
Professor da URCA é aprovado para o doutorado pela Cátedra da UNESCO

Professor da URCA é aprovado para o doutorado pela Cátedra da UNESCO

Professor da URCA é aprovado no Processo Seletivo para o doutorado pela Cátedra da UNESCO

O Professor Ms. Eduardo Guimarães (URCA/Departamento de Edação Física) é o primeiro professor do Geopark Araripe e, consequentemente do Brasil, a ser recentemente aprovado para o doutorado na Universidade Trás os Montes/Portugal (UTAD), pela Cátedra da UNESCO. A linha de pesquisa da Cátedra para a qual seu projeto de pesquisa foi submetido versa sobre a “Atividade física em espaços naturais: análise multidisciplinar dos benefícios para saúde”. E a perspectiva de trabalhos via Cátedra se enquadra no tema “Geoparques, desenvolvimento regional sustentável e estilos de vida saudável”, da UTAD.
Em entrevista exclusiva para a Equipe de Comunicação do Geopark Araripe, o Professor Eduardo falou sobre o apoio que teve da Universidade Regional do Cariri, dos professores Allysson Pinheiro (Biologia), Álamo Feitosa (Paleontologia), José Patrício Melo (Reitor), Lima Junior (Vice-Reitor) pessoas que promoveram sua aproximação com o Geopark Araripe. Aproximação esta que rendeu alguns resultados como o seu projeto de pesquisa, o qual teve orientação do Professor Dr. Ronaldo Calçada Dias Gabriel (Associado do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD). Como sua pesquisa tem relação direta com a prática de atividade em ambientes abertos vinculados ao geoparques, a coesão com a intenção da UNESCO foi de certa forma natural. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a meta é aproximar os geoparques à práticas saudáveis.
Durante a entrevista, ele também falou sobre a satisfação de iniciar mais esta etapa de sua formação acadêmica, com perspectiva internacional e aproveitou para evidenciar a relevância desse trabalho para a Universidade Regional do Cariri/URCA, com destaque para o Geopark Araripe.
Com sua formação, o vínculo entre o Geopark Araripe e a Europa se fortalece na categoria pesquisa científica e intercâmbio cultural.

I Exposição de Trabalhos Acadêmicos sobre o Geopark Araripe: relevância do Estágio

O Setor de Comunicação do Geopark Araripe promoveu no último dia 07 o evento intitulado “I Exposição de Trabalhos Acadêmicos sobre Geopark Araripe: relevância do Estágio”.
O evento ocorreu na Sede Administrativa do Geopark Araripe, no município do Crato/CE e o objetivo foi mostrar que o estagiário além de pesquisador é recebe formação pela vivência das atividades que aprende a desenvolver no Geopark Araripe, o que contribui de modo específico para sua vida profissional.
A “I Exposição de Trabalhos Acadêmicos sobre o Geopark Araripe” contou com a presença de ex e atuais estagiários, os quais relataram sobre o período de atuação em algum Setor do Geopark, bem como de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos durante o estágio e que continuam a ser desenvolvidos.

Textos: Bruna Almeida de Oliveira
Revisão: Giane Taeko